A Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) é uma instituição pública de ensino superior que tem como missão servir a sociedade a nível local, regional e global, avançando e disseminando o conhecimento e a compreensão entre culturas, sociedades e povos.
A NOVA é uma universidade global e cívica. Global, na medida em que o seu ensino e investigação seguem uma agenda internacional com uma qualidade reconhecida pelos seus parceiros no exterior; e cívica, porque está empenhada no desenvolvimento da sociedade, cultura e economia da área metropolitana de Lisboa, do país, da Europa e do mundo, com especial atenção aos países de língua portuguesa, reforçando séculos de uma história comum.
O reconhecimento da sua qualidade no ensino e na investigação é assegurado por acreditações internacionais e posições elevadas em rankings de prestígio, em todas as áreas do conhecimento, o que tem garantido a participação em importantes redes académicas internacionais.
A concretização do projeto da NOVA passa também pelo estabelecimento de diversas parcerias para o desenvolvimento, nacionais e internacionais. São disso exemplos a formação do consórcio Campus SUL, a entrada na aliança europeia EUTOPIA ou a implementação de um novo campus no Cairo.
Oferecer formação de excelência em todos os níveis de ensino que garanta a preferência dos empregadores e o sucesso dos graduados no mercado de trabalho é uma das principais prioridades para a NOVA. Outro desígnio é promover investigação colaborativa de alto nível, com carácter interdisciplinar e transnacional, que permita desenvolver soluções para melhor responder aos grandes desafios da sociedade, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com o Pacto Ecológico Europeu.
Com 9 unidades académicas, mais de 22.000 alunos e 2.500 docentes e investigadores, e mais de 3.400 alunos internacionais de 110 nacionalidades, a NOVA destaca-se pelo seu caráter abrangente, cultura de internacionalização no ensino e investigação, e profundo compromisso com os grandes desafios da sociedade.