Universidade de Évora
Largo dos Colegiais 2,
7002-554 Évora
Tel: 266 740 800
Fax:266 740 831
uevora@uevora.pt
www.uevora.pt

A Universidade de Évora foi fundada pelo Cardeal D. Henrique (1512-1580). A construção do Colégio do Espírito Santo, casa-mãe da instituição, iniciou-se entre 1551 e 1553, obtendo a autorização para o seu funcionamento como universidade com a Bula de Paulo IV, Cum a Nobis (15 de abril de 1559).

Entregue durante duzentos anos à Companhia de Jesus (1559-1759), formaria o escol dos missionários que evangelizaram muitas e ‘desvairadas’ terras e gentes do Império Ultramarino Português (Séc. XVI a XVIII).

A vocação pedagógica dos vetustos claustros manteve-se mesmo depois de 1759, data em que o Marquês de Pombal, expulsando os Jesuítas, encerrou os estudos promovidos por estes em Évora. De facto, por estes espaços passariam as inovações pedagógicas dos diversos regimes: os Professores Régios da Reforma Pombalina (1762); a reformada Ordem Terceira de S. Francisco (1776-1816). No liberalismo aqui se instalaria a Real Casa Pia (1836), o Liceu Nacional (1841-1979) ou ainda a Escola Comercial e Industrial (1914); instituições que contribuíram para a instrução e cultura de gerações e gerações de jovens. A Universidade reabriu em 1973, no âmbito da Reforma Veiga Simão.

Mensagem da Reitora

Fundada em 1559 a universidade de Évora é a segunda mais antiga universidade portuguesa.

Organizada em 5 Escolas: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais, Saúde e Desenvolvimento Humano, Artes, Enfermagem e numa Escola Doutoral- Instituto de Investigação e Formação Avançada, a Universidade de Évora oferece uma formação diversificada e reconhecida nas diferentes áreas.

O nosso campus entrelaça-se com a cidade de Évora, onde se localizam a maior parte das estruturas físicas da Universidade, as quais são completadas pelos pólos da Mitra, de Sines e de Estremoz, e proporciona aos seus estudantes um ambiente privilegiado de formação e de investigação e uma cultura de proximidade.

Ciente dos desafios que se colocam no futuro próximo a Universidade de Évora premeia e incentiva a criatividade, o cruzamento de formações, a interdisciplinaridade dos saberes. Tem como objetivo central preparar os seus estudantes para a mudança, dotá-los das competências necessárias para fazerem face aos desafios da integração na vida ativa.

Com uma forte comunidade de estudantes internacionais oriundos de diferentes países, estamos seguros que o futuro será marcado pela consolidação e reforço da internacionalização da nossa formação e investigação sem esquecer o compromisso que temos para com a região em que nos inserimos.

Os nossos investigadores encontram-se integrados em múltiplas redes e projetos internacionais e nacionais, em cátedras que desenvolvem investigação inovadora em diferentes áreas, com destaque para a biodiversidade, alterações climáticas, energias renováveis e supercomputação.

Através do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia apoiamos o empreendedorismo, privilegiamos a relação com as empresas e potenciamos o desenvolvimento da região.

Tudo isto tendo como pano de fundo um trabalho contínuo na criação de uma Universidade sustentável, saudável e inclusiva para todos os que nela estudam, ensinam, investigam, trabalham.

Professora Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar