É com grato prazer que lhe dou as boas-vindas à página do CRUP, entidade representativa e coordenadora de 16 instituições portuguesas de ensino superior.

Fui eleito presidente do CRUP num momento histórico particularmente complexo e desafiante. Fenómenos como a 4.ª revolução industrial, a transformação digital, a descarbonização energética, a automatização laboral ou os avanços biomédicos estão a ter um forte impacto no ensino superior e a abrir novas oportunidades científicas e tecnológicas para as suas instituições.

A vertigem disruptiva em que se encontra o mundo acentua a importância do ensino superior para um desenvolvimento mais inteligente, inclusivo e sustentável. Pela sua dimensão histórica, humanística e cultural e pelos seus ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação, as universidades são atores fundamentais na transição para modelos de sociedade em que o conhecimento é a principal energia transformadora.

Nas duas últimas décadas, as universidades portuguesas registaram significativos progressos nos três pilares da sua missão (criação de saber, transmissão do conhecimento e interação com a sociedade) e aprofundaram os seus níveis de internacionalização, subiram nos rankings internacionais de referência e acederam às redes europeias de conhecimento. Desta forma, o ensino superior impulsionou o desenvolvimento material e imaterial do país e reforçou a sua projeção internacional, num período marcado pela instabilidade socioeconómica.

A modernização do ensino superior é estratégica para Portugal. Não só pelas perspetivas de crescimento económico que a qualificação humana e a evolução técnico-científica pressupõem, como também pelos seus benefícios para a vida pública do país. Cidadãos qualificados tendem a ser mais conscientes do seu papel social e das suas responsabilidades cívicas. A educação promove uma mundivisão mais informada e refletida, com efeitos positivos na participação democrática, na cidadania ativa, na identidade cultural e na integração social.

Por tudo isto, o CRUP está empenhado em contribuir para a adoção de políticas públicas que valorizem a educação, a ciência e a cultura. Ontem como hoje, somos um parceiro de referência na governação do ensino superior. O CRUP dispõe da massa crítica, do conhecimento e da experiência que lhe advêm da representação institucional das maiores universidades portuguesas, sendo por isso capaz de apoiar superlativamente a definição de estratégias e investimentos para o ensino superior.

Assumimos um compromisso com o futuro do país e estamos a cumpri-lo, através de uma ação coordenada, integrada e sinérgica dos inúmeros fatores de excelência das instituições que o CRUP representa.

 

António de Sousa Pereira

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas