O conhecimento é a principal matéria-prima da economia atual. As universidades, enquanto entidades que criam e transmitem conhecimento, têm tido um papel central no desenvolvimento de Portugal – reforçam o potencial humano e a capacidade de inovação do país, de que depende o seu futuro.

O CRUP e as universidades que o integram têm-se mantido atentos à mudança. São agentes transformadores do país e da sociedade, que competem e colaboram a nível internacional e que atraem talento de praticamente todo o mundo. A diversidade entre as instituições que integram o CRUP contribui para a resiliência da rede de ensino superior, possibilita uma atuação adaptada às características das regiões e aos desafios do entorno, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado e coeso do território nacional,

O passado recente expôs-nos a sucessivas crises, de natureza económica, política e de saúde pública. O presente é de grande complexidade e incerteza, a nível nacional e internacional.  Não sei o que o futuro nos irá trazer, mas estou certo de que o CRUP e o sistema universitário continuarão a ser importantes para o desenvolvimento de Portugal, e que o país pode continuar a contar com a nossa ação atenta e transformadora.

Paulo Jorge Ferreira

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas