Instituto Universitário Militar
Rua de Pedrouços
1449-027 – Lisboa
Tel: +351 213 002 100
Tel: +351 213 002 104/5
secretaria@ium.pt
comando@ium.pt
www.ium.pt

A “primeira escola de ensino superior militar” em Portugal” data de 1641, como a “Aula de Artilharia e Esquadria”, destinada ao ensino teórico e prático dos artilheiros e bombardeiros da nómina. Foi fundada por Luís Serrão Pimentel, sob os auspícios do decreto de D. João IV, de 13 de maio, desse mesmo ano.

Herdeiro desse venerável legado, o Instituto Universitário Militar (IUM) foi criado em 2014, na dependência do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, absorvendo a missão e funções do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM)  – instituição que, em 2006, integrou os antigos Instituto Superior Naval de Guerra, Instituto de Altos Estudos Militares e Instituto de Altos Estudos da Força Aérea) e agregando, como unidades orgânicas autónomas, a Escola Naval (AN), a Academia Militar (AM), a Academia da Força Unidade Aérea (AFA) e Unidade Politécnica Militar (UPM).

Atentas as especificidades da sua missão nuclear – formação inicial e complementar dos oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana – o IUM encontra-se totalmente integrado no sistema do ensino superior nacional e constitui uma instituição referencial de formação e investigação na área das ciências militares em Portugal.

Mensagem do Comandante

Herdeiro do legado histórico das instituições de Ensino Superior Militar, que ao longo de séculos formaram cidadãos militares para o serviço a Portugal, o Instituto Universitário Militar é hoje um espaço académico inovador nas Ciências Militares, promotor da excelência do Ensino Superior e aberto à sociedade nacional e internacional.

O Instituto Universitário Militar forma os oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, conferindo-lhes as competências adequadas ao seu desempenho. Inspirado numa matriz de valores que o caracteriza, promove o seu desenvolvimento individual para o exercício de funções de comando, direção, chefia e estado-maior, no cumprimento das variadíssimas missões atribuídas em Território Nacional, na Organização das Nações Unidas, na União Europeia, na Organização do Tratado do Atlântico Norte e no âmbito dos compromissos bilaterais assumidos por Portugal.

Num mundo em rápida mudança, crescente imprevisibilidade, volatilidade, e num ambiente de emergência de novos conhecimentos e tecnologias, o Instituto Universitário Militar promove a reflexão sobre a formação dos seus alunos, militares e civis, adaptando-a a um contexto de permanente evolução do conhecimento militar.

Pela sua missão, traduzida na formação avançada e investigação em Ciências Militares como domínio científico útil para a sociedade, e pela qualidade do corpo docente, o Instituto Universitário Militar contribui de forma decisiva para o prestígio da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana, e para a estabilidade, segurança e vitalidade da nação.

 

Tenente-General Hermínio Teodoro Maio