A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nasceu em março de 1986. Contudo, o seu historial remete para o início da década de setenta, num período de abertura governamental visando a correção das assimetrias regionais e que resultou na criação, em 1973, do Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR), cujas primeiras aulas tiveram início em dezembro de 1975, com 40 alunos. Em 1979, é elevada a Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD), e, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade nos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, levou a que o Governo elevasse a Instituição à categoria de Universidade.
Atualmente a UTAD é constituída por 5 Escolas, 4 Universitárias e 1 Politécnica, que disponibilizam uma oferta educativa de qualidade a um universo de cerca de 7 700 estudantes, que inclui 43 ofertas formativas de 1º Ciclo e Mestrado Integrado, 44 de 2º Ciclo e 22 de 3º Ciclo, bem como 4 CTeSP. Conta ainda com 6 Centros de Investigação reconhecidos e valorizados pela FCT, estando integrada em 5 Laboratórios Colaborativos, sendo a sede de dois deles (o CoLAB Vines&Wines e o ForestWISE).
Como motor do desenvolvimento regional, e apostando fortemente nas suas áreas core, tem extensas e profícuas ligações com a região envolvente, promovendo o seu desenvolvimento, em estreita colaboração tanto com os Municípios e as Comunidades Intermunicipais, como com todo o seu tecido económico e social.
Como instituição do ensino superior público, a UTAD tem como missão: i) contribuir para a construção de um mundo melhor, mais desenvolvido, livre e justo, através do valor do conhecimento que produz e coloca ao serviço da sociedade, em perfeita harmonia com o planeta; ii) facultar a todos os estudantes a melhor experiência global de aprendizagem, formando profissionais competentes, seres humanos com consciência social, integrados e autónomos, graças à qualidade do seu ensino e à luz dos princípios da cidadania ativa, do respeito pela vida e pela natureza; iii) produzir e difundir conhecimento científico inovador, em sintonia com as necessidades da sociedade e das empresas, enquanto acelerador do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo um importante fator de coesão territorial.
Esta UTAD mais madura continuará a assumir-se como um hub do desenvolvimento, do conhecimento, reconhecimento e investimento, cada vez mais virada para o exterior, empenhada na melhoria do seu entorno, com um papel crucial na coesão, atração, mobilização e valorização do talento, prestando um serviço de qualidade.