Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho tem polos em Braga e Guimarães e encontra-se também estabelecida em Vila Nova de Famalicão.
A estrutura organizacional da Universidade é flexível e favorável à inovação e à interdisciplinaridade, potenciando a exploração de áreas de formação e investigação emergentes.
São unidades orgânicas da UMinho a Escola de Arquitetura, Arte e Design, a Escola de Ciências, a Escola de Direito, a Escola de Economia e Gestão, a Escola de Engenharia, a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, a Escola de Medicina, a Escola de Psicologia, a Escola Superior de Enfermagem, o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto de Educação e o Instituto de Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos.
A UMinho recebeu os primeiros estudantes no ano letivo de 1975/76. Hoje, a Universidade oferece cerca de 200 programas, de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento, que são frequentados por cerca de 20 000 estudantes, 45% dos quais de pós-graduação; na oferta educativa da UMinho vêm ganhando cada vez maior importância os cursos não conferentes de grau, no quadro de promoção da educação ao longo da vida.
A atividade de investigação, desenvolvida por 31 centros de investigação e 9 laboratórios associados, pauta-se pela sua elevada qualidade e impacto, assumindo explicitamente os princípios da ciência aberta, materializando-se atualmente no desenvolvimento de cerca de 600 projetos de investigação e de 3 300 publicações anuais.
A UMinho é uma instituição fortemente comprometida com a promoção social, económica e cultural da região e do País. Com este objetivo, protagoniza inúmeras parcerias e projetos em articulação com entidades públicas e privadas, sendo o seu impacto no ecossistema da Universidade assegurado por diversas entidades de interface, participadas por empresas, entidades públicas, organizações do setor social e entidades do sistema cultural.
A internacionalização representa um forte compromisso da Instituição e as atividades internacionais são muito intensas, não só no espaço europeu de ensino superior e no espaço europeu de investigação, mas também no âmbito dos países da CPLP, entre outras áreas geopolíticas.
Os espaços da UMinho são lugares de permanente realização de atividades académicas, culturais, desportivas e recreativas que conferem um grande dinamismo à vida universitária, a que a forte internacionalização confere um vibrante perfil de cosmopolitismo.