Universidade dos Açores
Campus de Ponta Delgada,
Rua da Mãe de Deus
9500-321 Ponta Delgada
Tel: 296 650 000
uac@uac.pt
reitoria.secretariado@uac.pt
www.uac.pt

A Universidade dos Açores (UAc) foi criada a 9 de janeiro de 1976, na sequência de uma política de expansão do ensino superior em Portugal. Apresenta uma estrutura tripolar, com polos nas cidades de Ponta Delgada (onde se localiza a sede, os principais serviços e a reitoria), Angra do Heroísmo e Horta.

Sob o ponto de vista organizacional compreende unidades orgânicas de ensino e de investigação universitárias (Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Faculdade de Economia e Gestão) e politécnicas (Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Administração) e unidades orgânicas de investigação (Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e do Ambiente, Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e Instituto de Investigação em Ciências do Mar). Adicionalmente, integra vários centros de investigação com sede na Academia (Centro de Biotecnologia dos Açores) ou em associação com outras instituições de ensino superior (Grupo de Biodiversidade dos Açores, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos, Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, Centro de Estudos Humanísticos, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico).

Fruto do seu enquadramento e das prioridades regionais, nacionais e internacionais, a UAc aposta hoje em áreas diferenciadoras de formação e investigação, como as relacionadas com as atividades marítimas, incluindo as pescas, a aquacultura e a biotecnologia azul, e com os riscos naturais, como a vulcanologia e a sismologia, a climatologia, a meteorologia e a proteção civil. No seu plano de ensino e de investigação têm igualmente destaque, entre outras, a biodiversidade, a biotecnologia e a biomedicina, a agricultura, a agroindústria e a pecuária, os recursos geológicos e energéticos, a economia e o turismo, a gestão e o marketing, a sociologia e a geografia, a educação e a psicologia, as línguas, a literatura e a cultura, a história e a filosofia, a arqueologia, a ciência política e as tecnologias de informação e comunicação.

Mensagem do Reitor

No coração do Oceano Atlântico, a Universidade dos Açores emerge de uma das mais belas regiões do Mundo, oferecendo condições únicas para o estudo e o lazer. Jovem, dinâmica e universal, reflete a pureza do ar transatlântico, a frescura do mar que a banha e a tranquilidade da verdejante paisagem que a envolve.

Por tudo isto e muito mais, a Universidade dos Açores é uma Universidade diferente! Para proporcionar uma formação mais abrangente, aposta num ensino baseado na aquisição de competências para as profissões do futuro, estimula a curiosidade e a experimentação para a descoberta de novas vocações, promove a atividade física e mental incentivando uma vida mais saudável, e incute o gosto pela natureza para promover um ambiente verdadeiramente sustentável.

Das ciências tecnológicas e da saúde às ciências agrárias e do ambiente, das ciências sociais e humanas à economia e gestão, a nossa Universidade oferece uma vasta gama de cursos e linhas de investigação que respondem aos grandes desafios do futuro.

Somos hoje uma instituição de referência internacional no ensino superior e na investigação das questões insulares, marítimas e Atlânticas, aqui se cruzando estudantes, docentes e investigadores dos vários cantos do Mundo, numa teia de parcerias que fomenta o intercâmbio cultural e proporciona a constituição de enriquecedoras redes científicas e sociais.

Professor Doutor João Luís Gaspar