A Universidade de Aveiro (UAveiro) é uma fundação pública de direito privado que tem como missão criar, partilhar e aplicar conhecimento, envolvendo toda a comunidade através do ensino, investigação e cooperação com o meio envolvente, com vista a fazer a diferença para os indivíduos e para a sociedade.
Fundada em 1973, a UAveiro abriu caminho para a criação de ofertas de ensino em diversas áreas do conhecimento e hoje é amplamente reconhecida como uma das universidades mais inovadoras de Portugal, pela qualidade do seu ensino e investigação e pela cooperação com o tecido empresarial regional e nacional.
Comprometida desde o início com a inovação e com a qualidade nos três pilares da Educação, Investigação e Cooperação, a UAveiro assenta num projeto global com base numa aprendizagem inovadora, e ao longo da vida, apoiada no pensamento crítico e independente, numa educação de alta qualidade, acessível a todos, e numa investigação influente, em empreendimentos criativos que contribuam significativamente para o conhecimento, tanto a nível local como global.
A sua organização e estrutura matricial, que engloba os subsistemas universitário (16 departamentos) e politécnico (quatro escolas), estimula a troca de conhecimentos e o cruzamento das mais variadas áreas do conhecimento, promovendo uma proximidade útil entre o ensino e a investigação. Tal estrutura fomenta a interdisciplinaridade e flexibilidade através da organização e gestão das suas atividades e objetivos, bem como a abertura à sociedade e a estreita ligação ao ambiente empresarial local.
A internacionalização é da maior importância para a UAveiro desde a sua fundação. Em apenas 48 anos a universidade passou de uma pequena instituição de ensino para uma comunidade de 19 mil pessoas de 90 nacionalidades diferentes. Distingue-se, ainda, por propiciar um ambiente académico acolhedor, solidário e gratificante para alunos, professores, investigadores e pessoal técnico, administrativo e de gestão.
A Universidade de Aveiro tem três polos de ensino localizados nos concelhos de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis, mas a sua ligação à região vai muito além destas fronteiras geográficas. Aveiro é uma das regiões mais bonitas do país e o terceiro distrito português com maior número de concelhos, razão pela qual é tão diferente, diversificada e rica.
Como membro do European Consortium of Innovative Universities (ECIU), a UAveiro integra-se no projeto de criação de uma Universidade Europeia, que procura representar uma mudança de paradigma no ensino superior.