Os Desafios do Ensino a Distância no Ensino Superior:
Afirmação de uma Modalidade em Expansão
A procura de novos conhecimentos e de novas qualificações é uma das características das nossas sociedades. Nesse âmbito, o ensino superior tem desempenhado um papel central, desdobrando-se em múltiplos sistemas e modalidades, sempre orientados para poder responder cabalmente a este desígnio.
O ensino a distância tem sido uma das modalidades utilizadas pelo ensino superior com enorme desenvolvimento nos últimos anos, ajustando-se a um padrão de vida da população que nem sempre pode beneficiar da proximidade a uma instituição de ensino superior ou da conciliação possível com o horário das respetivas atividades profissionais. Por isso, em todo mundo foram criadas universidades dedicadas a organizar programas utilizando as metodologias do ensino a distância.
A pandemia, que nos atingiu desde o primeiro trimestre de 2020, impôs uma redução das aulas presenciais (face-to-face) e obrigou a um uso generalizado de tecnologias de interação virtual. Através destes instrumentos, foi possível garantir o contacto entre professores e estudantes e, em situação de emergência, dar sequência ao processo formativo.
A intensidade com que aquelas tecnologias foram adotadas terá conduzido a que se pretendesse identificar os mecanismos do ensino a distância com as práticas adotadas na situação de emergência em que vivemos. As diferenças são substanciais, abrangendo no caso do ensino a distância fundamentalmente modelos pedagógicos específicos, desenrolando-se qualquer curso com sessões assíncronas (eventualmente complementadas com momentos síncronos bem definidos), estruturas curriculares próprias, diversidade de perfis estudantis, procedimentos de trabalho autónomo mais vincados, acompanhamento dos estudantes com outras componentes, critérios de avaliação formativa e somativa adequados, avaliações dos programas recorrendo a outros parâmetros, para além de, nalguns casos, se reconhecer a impossibilidade de desenvolver um ensino a distância de base laboratorial (apenas parcialmente superável com o recurso a laboratórios remotos e/ou virtuais).
Num momento em que se dinamiza, em Portugal, o ensino a distância importa refletir sobre todas estas incongruências, esclarecer as confusões que se geram, sublinhar as valias específicas do ensino a distância, associando-as aos seus objetivos próprios, aos seus modelos, métodos e procedimentos, e garantindo a coerência das áreas de ensino inseridas no domínio do ensino a distância.
A Conferência destina-se a abordar as características atuais do ensino a distância. Beneficiará de reflexões de peritos internacionais com experiência reconhecida nesta área de ensino. Pretende-se que possa contribuir para redefinir o quadro futuro concetual e organizativo do ensino a distância no panorama português.
João Guerreiro
Presidente do Conselho de Administração da A3ES
Para mais informações: challenges-ead@a3es.pt