O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vem acompanhando com atenção as propostas recentemente apresentadas pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, que visam uma reforma profunda do sistema científico e de ensino superior em Portugal.
O CRUP reconhece a necessidade de reformas e tem muitas vezes chamado a atenção para a importância de reforçar o investimento em ciência, assegurando a sua estabilidade e previsibilidade, bem como de aprofundar a sua articulação com as entidades que, na economia e na sociedade, aplicam o conhecimento científico.
As universidades, muitas vezes não dotadas de recursos suficientes, tiveram um papel insubstituível na construção de um Portugal moderno, livre e democrático, que tem tido no conhecimento científico um poderoso fator de transformação.
A esta luz, uma transformação com a amplitude e impacto que se pretende só terá sucesso se for construída com a participação de todas as entidades do sistema científico.
Tem, assim, de ser feita com as universidades, e não apenas em seu nome.
As universidades, principais responsáveis pela ciência que se produz em Portugal, não podem ser meros destinatários de medidas; têm de ser parte ativa na conceção, concretização e acompanhamento das políticas que irão moldar o futuro do ensino superior e da ciência em Portugal, uma vez que constituem uma componente fundamental de um sistema que conhecem melhor que ninguém.
O anunciado processo de auscultação deverá, por isso, assegurar uma participação efetiva, aberta e consequente das instituições, em linha com os princípios de autonomia, responsabilidade e prestação de contas.
O CRUP reitera a sua permanente disponibilidade para colaborar de forma construtiva e exigente na definição das reformas em curso, na convicção de que só uma mudança feita com as universidades, e nunca sem elas, poderá alcançar os resultados que todos desejamos para o futuro da ciência, da educação e do desenvolvimento do país.
Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas
9 de setembro de 2025


