As universidades portuguesas continuam a reforçar a sua posição entre as melhores do mundo, e este ano estão seis instituições nacionais a integrar a mais antiga lista global que classifica as 1000 melhores universidades do mundo, conhecida como o Ranking de Shangai.
De acordo com o ranking, a Universidade de Lisboa e a Universidade de Porto estão entre as 201 e as 300 melhores do mundo, seguidas da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho que se encontram entre as 401 e as 500 melhores e a Universidade Nova de Lisboa entre a 601 e 700.
A Universidade de Harvard (EUA) lidera o ranking pela 21.ª vez consecutiva, seguida pela Universidade de Stanford (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), University of Cambridge (Reino Unido) e University of California, Berkeley (EUA).
O Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pelo Center for World-Class Universities (CWCU), Graduate School of Education (antigo Institute of Higher Education) da Shanghai Jiao Tong University, China, e é atualizado numa base anual.
A ARWU usa seis indicadores objetivos para classificar as universidades mundiais, incluindo o número de ex-alunos e funcionários vencedores do Prémio Nobel, ou o número de investigadores citados e artigos publicados em revistas científicas de renome.
In Executivedigest.sapo.pt