O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE) realizaram um encontro bilateral no passado dia 6 de fevereiro, na Universidade de Aveiro, com o objetivo de fortalecer o eixo ibérico no âmbito internacional, para reforçar a cooperação acadêmica e promover a projeção internacional das universidades de ambos os países.
O encontro foi dirigido pelos presidentes de ambas as instituições: Eva Alcón, Presidente do CRUE e Reitora da Universitat Jaume I; e Paulo Jorge Ferreira, presidente do CRUP e Reitor da Universidade de Aveiro, acompanhados por reitores e reitoras das Comissões Permanentes de ambos os Conselhos.
Os Reitores debateram a importância da cooperação ibérica, crucial para o futuro das universidades portuguesas e espanholas, assim como para o futuro das alianças europeias. Foram abordadas questões como as microcredênciais e o impulso aos diplomas conjuntos, além da necessidade de se criar uma Cúpula de Reitores e Reitoras de ambos os países para negociar com os governos o reforço e o compromisso com as universidades, no sentido a competitividade internacional. Foram também discutidos outros temas, como a Agenda Ibérica do Conhecimento e do Ensino Superior e a Rede Ibérica de Computação Avançada, assim como os programas de mobilidade, a participação no Programa Horizonte Europa e, mais recentemente, a Iniciativa Europeia de Universidades, na qual Espanha e Portugal compartilham 20 alianças, 17 das quais com universidades.
Neste contexto de maior internacionalização dos sistemas universitários, os Reitores acordaram na necessidade de estabelecer posições conjuntas e elaborar propostas que, numa perspetiva ibérica, contribuam para os planos de ação para a implementação de um diploma europeu.