O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) assinaram no passado dia 27 de fevereiro um protocolo de cooperação, que permitirá a atribuição de dez bolsas por ano letivo aos alunos de nacionalidade portuguesa que se inscrevam pela primeira vez no ensino público.
A Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA foi criada no início de 2023. Resultado da união de esforços entre a APIFARMA e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA promove a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior a alunos com mérito académico que têm insuficiência económica.
O público-alvo da Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA são estudantes com nacionalidade portuguesa, que se inscrevam pela primeira vez no ensino público e que nele permaneçam todo o ciclo de estudos, ou seja, licenciatura e/ou mestrado integrado.
Serão concedidas 10 bolsas, no valor de 6 mil euros cada uma, em cada ano letivo, aos candidatos elegíveis.
Podem candidatar-se a esta Bolsa estudantes de nacionalidade portuguesa, que terminem o ensino secundário em Portugal continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e se inscrevam no ensino superior público universitário num curso do ciclo de estudos de formação inicial (1.º ciclo e mestrado integrado) de qualquer área.
As candidaturas à Bolsa de Mérito APIFARMA são submetidas em formulário específico no site da APIFARMA, com início no mês de Agosto. A data será anunciada oportunamente.
O regulamento das bolsas APIFARMA poderá ser consultado aqui.