Na sequência da invasão da Ucrânia pela Federação Russa e do conflito atualmente existente, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) manifesta o seu apoio e solidariedade às universidades e às comunidades académicas, bem como ao povo ucraniano.
O CRUP condena a agressão que se encontra em curso e sublinha o seu total compromisso com os valores europeus, a dignidade, liberdade, democracia, igualdade, com o estado de direito e os direitos humanos, que orientam a ação das universidades europeias.
O CRUP e as universidades que o integram promoverão, em colaboração com o governo português, autarquias locais e com a Plataforma Global para a Educação Superior nas Emergências, todos os esforços necessários à criação de condições de apoio aos estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores ucranianos que se encontram em Portugal ou que venham a solicitar o estatuto de refugiado no nosso país.
O CRUP encoraja os membros das comunidades académicas que representa a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para denunciar e pressionar pelo fim da guerra e para prestarem assistência através de todos os meios possíveis a todos os afetados por este conflito.
O CRUP compromete-se a interagir com as universidades ucranianas parceiras para identificar as suas necessidades por forma a prestar-lhes apoio; providenciará toda a assistência que lhe for possível às universidades ucranianas e aos membros da comunidade académica russa que se opõem à agressão contra a Ucrânia.
As universidades do CRUP apenas se envolverão em novas colaborações com organizações da Rússia quando estas estejam claramente baseadas nos valores europeus que compartilhamos.