Universidade do Porto

universidade_porto
Universidade do Porto
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto
Tel: 220 408 000
Fax:220 408 186/7
up@up.pt
www.up.pt

A U.Porto foi constituída em 22 de março de 1911, embora as suas raízes remontem a 1762, data da criação da Aula de Náutica. Hoje, uma comunidade estudantil de mais de 30 mil membros alarga os seus conhecimentos nas 14 faculdades e na escola de gestão que compõem os três pólos da Universidade. Acresce que, com mais de 60 unidades de investigação (75% das quais classificadas com “Excelente” ou “Muito Bom”), a U.Porto é responsável por cerca de 20% dos artigos científicos portugueses indexados no ISI Web of Science. Funcionando desde 2009 como fundação pública com regime de direito privado, a U.Porto visa a formação, a investigação científica, a criação cultural e artística e a valorização do conhecimento. Neste contexto, os seus objetivos estratégicos passam hoje, sobretudo, por ministrar um ensino de excelência segundo critérios internacionais, por se tornar uma universidade de investigação e por reforçar a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconómico do país.

ReitorPorto

Mensagem do Reitor

A nossa Universidade está, hoje como ontem, empenhada nos objetivos e ações do Conselho de Reitores. A intervenção do CRUP é, para nós, fundamental no aprofundamento da cooperação entre universidades, desiderato estratégico para a melhoria da qualidade do ensino superior português e para o desenvolvimento científico e tecnológico das suas instituições. Assume igual importância o papel do Conselho de Reitores na representação institucional das universidades, na promoção das relações com congéneres estrangeiras e na colaboração com decisores públicos tendo em vista a definição de políticas de educação, ciência e cultura.

 

Considerando estas competências, é importante que as universidades colaborem com o CRUP e no âmbito do CRUP. As instituições do ensino superior devem fazer esforços conjuntos no sentido de reorganizarem a oferta formativa, de racionalizarem recursos, de partilharem meios, de reforçarem a cooperação em projetos de I&D e de alcançarem uma maior dimensão internacional. Ora o CRUP parece-nos ser a entidade certa para que esses esforços se revelem consequentes.

Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo