Universidade do Minho

universidade_minho
Universidade do Minho
Largo do Paço,
4704 – 553 Braga
Tel: 253 601 109
Fax:253 601 105
gcii@reitoria.uminho.pt
www.uminho.pt

Fundada no ano de 1973, a UMinho recebeu os primeiros estudantes em 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. As Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação – Escolas e Institutos – são as estruturas base da Universidade: Escolas de Arquitetura, de Ciências, de Ciências da Saúde, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Psicologia e Escola Superior de Enfermagem, e Institutos de Ciências Sociais, de Educação e de Letras e Ciências Humanas. A UMinho é uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconómico. A internacionalização representa um forte compromisso, não só no espaço da UE e dos PALOP, mas também com diversos países, de vários continentes.

Dados e Factos Fundamentais
REITOR UMi

Mensagem do Reitor

A Universidade do Minho (UMinho) tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

Desde a sua criação em 1973, a Universidade protagonizou um projeto inovador aos níveis pedagógico, de investigação, organizacional e de intervenção social. Tem hoje cerca de 18.000 alunos nos diferentes ciclos de estudos e um corpo docente com mais de 1000 doutorados. O prestígio da sua oferta educativa e atividade de investigação são reconhecidos internacionalmente. A interação com diferentes agentes sociais, nomeadamente nos tecidos económico-produtivo e cultural, é uma das suas marcas distintivas.

Os campi da Universidade, bem como outras das suas principais infraestruturas, situam-se em Braga e em Guimarães, cidades que, ancoradas numa herança histórica riquíssima do percurso dos povos peninsulares e da fundação da nacionalidade portuguesa, souberam abraçar os desafios da modernidade e do conhecimento. A Universidade assume com orgulho as referências desta identidade minhota, a partir da qual, se abre ao mundo como espaço multicultural e multilinguístico, construindo diariamente o grande projeto de saberes.

Professor Doutor Rui Vieira de Castro