Universidade do Minho

universidade_minho
Universidade do Minho
Largo do Paço,
4704 – 553 Braga
Tel: 253 601 109
Fax:253 601 105
gcii@reitoria.uminho.pt
www.uminho.pt

Fundada no ano de 1973, a UMinho recebeu os primeiros estudantes em 1975/76. Hoje, a Universidade é reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. As Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação – Escolas e Institutos – são as estruturas base da Universidade: Escolas de Arquitetura, de Ciências, de Ciências da Saúde, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Psicologia e Escola Superior de Enfermagem, e Institutos de Ciências Sociais, de Educação e de Letras e Ciências Humanas. A UMinho é uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconómico. A internacionalização representa um forte compromisso, não só no espaço da UE e dos PALOP, mas também com diversos países, de vários continentes.

ReitorMinho

Mensagem do Reitor

A Universidade do Minho (UMinho) tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

Desde a sua criação em 1973, a Universidade protagonizou um projeto inovador aos níveis pedagógico, de investigação, organizacional e de intervenção social. Tem hoje cerca de 18.000 alunos nos diferentes ciclos de estudos e um corpo docente com mais de 1000 doutorados. O prestígio da sua oferta educativa e atividade de investigação são reconhecidos internacionalmente. A interação com diferentes agentes sociais, nomeadamente nos tecidos económico-produtivo e cultural, é uma das suas marcas distintivas.

Os campi da Universidade, bem como outras das suas principais infraestruturas, situam-se em Braga e em Guimarães, cidades que, ancoradas numa herança histórica riquíssima do percurso dos povos peninsulares e da fundação da nacionalidade portuguesa, souberam abraçar os desafios da modernidade e do conhecimento. A Universidade assume com orgulho as referências desta identidade minhota, a partir da qual, se abre ao mundo como espaço multicultural e multilinguístico, construindo diariamente o grande projeto de saberes.

Professor Doutor António M. Cunha

UNIVERSIDADE EM NÚMEROS

 

Nº Unidades Orgânicas 11
Nº Alunos 18 490
Nº Licenciados 2021
Nº Mestres 915
Nº Doutorados 130
Nº Docentes 917
Nº Investigadores 70
Nº Doutores 915
Nº Programas de Intercâmbio 648
Nº Unidades de Investigação 32
Nº Campus/Polos 2
Nº Bibliotecas 5
Nº Pessoal não Docente

850