Universidade do Algarve

universidade_algarve
Universidade do Argarve
Reitoria, Campus da Penha
8005-139 Faro
Tel: 289 800 977
Fax:289 800 061
info@ualg.pt
www.ualg.pt

A Universidade do Algarve, tal como existe neste momento, resultou da união das duas instituições previamente existentes: a Universidade do Algarve, criada em 28 de março de 1979 e o Instituto Politécnico de Faro, criado em 26 de dezembro 1979. A Universidade do Algarve é, assim, uma instituição diferente das outras Universidades, dado coexistirem no seu seio Unidades Orgânicas de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico.

Com mais de 30 anos contados de serviços à comunidade, a Universidade do Algarve (UAlg), composta por quatro campi, três na cidade de Faro e um em Portimão, tem consolidado o seu desenvolvimento, quer em termos estruturais e administrativos, quer em termos académicos e pedagógicos, contando atualmente com espaços amplos, infraestruturas e equipamentos que proporcionam excelentes condições de estudo, trabalho, investigação e socialização.

A UAlg oferece aos seus alunos cursos em seis áreas temáticas: Artes, Literatura e História; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Básicas e da Engenharia; Ciências Sociais, da Educação e da Formação; Ciências da Vida, da Terra, do Mar e do Ambiente; e Economia, Gestão e Turismo. As formações nestas áreas abrangem os graus de licenciado, mestre e doutor.

ReitorAlgarve

Mensagem do Reitor

Criada há pouco mais de 30 anos, a Universidade do Algarve tem-se afirmado como a instituição de Ensino Superior de referência do sul de Portugal. Integrando faculdades universitárias e escolas politécnicas, a Universidade do Algarve multiplicou nos últimos anos as suas ofertas de formação, as suas capacidades de investigação científica e o seu potencial de transferência de conhecimento.

Nos últimos anos, por força da internacionalização, verificou-se um acréscimo de alunos estrangeiros, provenientes de mais de 60 países. A qualidade e a diversidade dos Mestrados e Doutoramentos Europeus, aliados a pós-graduações abertas aos estudantes de todo o mundo, justificam a amplitude deste movimento.

De salientar igualmente o papel que a Universidade do Algarve tem desempenhado na criação de pequenas empresas formadas por investigadores e estudantes em doutoramento, valorizando no mercado os resultados dos respetivos programas de investigação.

Nestas últimas três décadas, a Universidade do Algarve tem consolidado a ligação que estabelece com o tecido empresarial regional e com os organismos públicos e privados, fomentando a transferência de conhecimento e contribuindo para um desenvolvimento sustentável com impacte em toda a comunidade.

Professor Doutor António Branco

UNIVERSIDADE EM NÚMEROS

 

Nº Unidades Orgânicas 7
Nº Alunos 9708
Nº Licenciados 1242*
Nº Mestres 159
Nº Doutorados 32
Nº Docentes 820
Nº Investigadores 9
Nº Doutores 387
Nº Programas de Intercâmbio 454
Nº Unidades de Investigação

7