Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

utad2
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados
Apartado 1013 – Folhadela
5001 – 801 Vila Real
Tel: 259 350 167
Fax:259 325 058
reitoria@utad.pt
www.utad.pt

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nasceu em março de 1986. Contudo, o seu historial remete para o início da década de setenta, num período de abertura governamental visando a correção das assimetrias regionais e que resultou na criação, em 1973, do Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR), cujas primeiras aulas tiveram início em dezembro de 1975, com 40 alunos. Este Instituto, que nos seus primeiros tempos funcionou em diversos espaços físicos da cidade, acabou por fixar o grosso da sua atividade na atual Quinta de Prados, assumiu, desde logo, um papel relevante no desenvolvimento não só do seu distrito de origem mas de todo o Norte Interior de Portugal, abrindo rumos de crescimento que envolveram toda a sociedade civil. Esta dinâmica conduziu à sua elevação, em 1979, a Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD), e, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade dos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, permitiu que o Governo elevasse a Instituição à categoria de Universidade.

ReitorTrasMontes

Mensagem do Reitor

A Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro, uma das universidades mais jovens do país, ganhou já, no panorama universitário nacional e internacional, o seu espaço como centro académico de inovação e excelência. Orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber, da ciência e da tecnologia, a UTAD aposta na melhoria crescente da qualidade do ensino, da investigação e da extensão à comunidade com cinco escolas (Escola de Ciência Agrárias e Veterinárias, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências e Tecnologia, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e Escola Superior de Enfermagem) e com oito centros de investigação.

Baseados num corpo docente altamente qualificado, dispondo de adequados e modernos meios de ensino e sob exigente compromisso com a investigação desenvolvida, os cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento têm visto a sua qualidade escrutinada e reconhecida pelos colégios das ordens profissionais, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e por índices de empregabilidade superiores a 80%.

Situada numa região em desenvolvimento, esta universidade pretende aprofundar o conhecimento científico, desenvolver tecnologia científica apropriada e responder a problemas de âmbito global, nacional ou regional, num quadro de modernidade, fomentando o empreendedorismo em estreita relação com a comunidade, seus organismos, instituições e tecido empresarial.

Professor Doutor António Fontainhas Fernandes

UNIVERSIDADE EM NÚMEROS

 

Nº Unidades Orgânicas 5
Nº Alunos 7808
Nº Licenciados 843
Nº Mestres 125
Nº Doutorados 76
Nº Docentes 548
Nº Investigadores 4
Nº Doutores 414
Nº Programas de Intercâmbio 560
Nº Unidades de Investigação 7
Nº Campus/Polos 3
Nº Bibliotecas 5
Nº Pessoal não Docente 434