Universidade de Aveiro

universidade_aveiro
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: 234 370 200
Fax:234 370 985
scirp@ua.pt
www.ua.pt

A Universidade de Aveiro (UA) foi fundada em 1973, privilegiando cursos dirigidos a novas necessidades e que constituíam uma proposta complementar à formação já existente: Eletrónica e Telecomunicações, Cerâmica e Vidro, Formação Integrada de Professores; e, mais tarde, Ambiente, Planeamento Regional e Urbano, Turismo ou Engenharia e Gestão Industrial, entre outros exemplos. Uma relação inicial, estreita, com o Centro de Estudos de Telecomunicações dos CTT foi percursora doutra imagem de marca: a forte interação com o meio industrial e com a região. A política de formação do corpo docente revelou-se decisiva para a realização, sustentada, de investigação de padrão internacional. Por sua vez, o modelo organizacional adotado , de base departamental mas sem faculdades, foi uma opção determinante da capacidade de reposta e da flexibilidade na construção de soluções que a UA vem demonstrando.

Em 1997, a UA decidiu assumir também ensino politécnico, ponto de partida para a localização de Escolas em Águeda e Oliveira de Azeméis e para a construção de uma rede regional de formação com autarquias, empresas e outras entidades. Uma rede que se ampliou com a Fábrica – Centro de Ciência Viva e o Parque de Ciência e Inovação. A Universidade de Aveiro cresceu, entretanto, para 16 Departamentos e 4 Escolas; e para 18 Centros de Investigação, incluindo 4 Laboratórios Associados, dos quais 8 foram classificados com Excelente. Em 2009 foi uma das três instituições nacionais que se transformou em fundação pública com regime de direito privado.

ReitorAveiro

Mensagem do Reitor

A UA apresenta-se: Inovação num Campus Exemplar

Com uma dimensão superior a 16000 pessoas, a Universidade de Aveiro (UA) é hoje uma instituição que fez da investigação de excelência, do pioneirismo da oferta formativa e da cooperação com a sociedade e com a região as suas grandes apostas. Sendo uma instituição abrangente, tem um foco nas Ciências e Tecnologias; dinamiza um intenso trabalho educativo em rede, local, nacional e com outros países; e nela coexistem, singularmente, ensino universitário, politécnico e pós-secundário profissionalizante. As dinâmicas de investigação instaladas têm repercussões significativas na Inovação e na criação de riqueza, através da transferência de tecnologia e da incubação de empresas, bem como na promoção da cultura científica. A UA é ainda conhecida pelo museu aberto de arquitetura contemporânea que o seu Campus constitui e que propicia condições de trabalho e ambiente humano de grande qualidade.

Professor Doutor Manuel António Assunção

UNIVERSIDADE EM NÚMEROS

 

Nº Unidades Orgânicas 20
Nº Alunos 13 779
Nº Licenciados 1649
Nº Mestres 1018
Nº Doutorados 122
Nº Docentes 1021
Nº Investigadores 107
Nº Doutores 765
Nº Programas de Intercâmbio 829
Nº Unidades de Investigação 16
Nº Campus/Polos 3
Nº Bibliotecas 5
Nº Pessoal não Docente 681