Universidade de Aveiro

universidade_aveiro
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: 234 370 200
Fax:234 370 985
scirp@ua.pt
www.ua.pt

A Universidade de Aveiro (UA) foi fundada em 1973, privilegiando cursos dirigidos a novas necessidades e que constituíam uma proposta complementar à formação já existente: Eletrónica e Telecomunicações, Cerâmica e Vidro, Formação Integrada de Professores; e, mais tarde, Ambiente, Planeamento Regional e Urbano, Turismo ou Engenharia e Gestão Industrial, entre outros exemplos. Uma relação inicial, estreita, com o Centro de Estudos de Telecomunicações dos CTT foi percursora doutra imagem de marca: a forte interação com o meio industrial e com a região. A política de formação do corpo docente revelou-se decisiva para a realização, sustentada, de investigação de padrão internacional. Por sua vez, o modelo organizacional adotado , de base departamental mas sem faculdades, foi uma opção determinante da capacidade de reposta e da flexibilidade na construção de soluções que a UA vem demonstrando.

Em 1997, a UA decidiu assumir também ensino politécnico, ponto de partida para a localização de Escolas em Águeda e Oliveira de Azeméis e para a construção de uma rede regional de formação com autarquias, empresas e outras entidades. Uma rede que se ampliou com a Fábrica – Centro de Ciência Viva e o Parque de Ciência e Inovação. A Universidade de Aveiro cresceu, entretanto, para 16 Departamentos e 4 Escolas; e para 18 Centros de Investigação, incluindo 4 Laboratórios Associados, dos quais 8 foram classificados com Excelente. Em 2009 foi uma das três instituições nacionais que se transformou em fundação pública com regime de direito privado.

Dados e factos fundamentais
ReitorAveiro

Mensagem do Reitor

A UA apresenta-se: Inovação num Campus Exemplar

Com uma dimensão superior a 16000 pessoas, a Universidade de Aveiro (UA) é hoje uma instituição que fez da investigação de excelência, do pioneirismo da oferta formativa e da cooperação com a sociedade e com a região as suas grandes apostas. Sendo uma instituição abrangente, tem um foco nas Ciências e Tecnologias; dinamiza um intenso trabalho educativo em rede, local, nacional e com outros países; e nela coexistem, singularmente, ensino universitário, politécnico e pós-secundário profissionalizante. As dinâmicas de investigação instaladas têm repercussões significativas na Inovação e na criação de riqueza, através da transferência de tecnologia e da incubação de empresas, bem como na promoção da cultura científica. A UA é ainda conhecida pelo museu aberto de arquitetura contemporânea que o seu Campus constitui e que propicia condições de trabalho e ambiente humano de grande qualidade.

Professor Doutor Manuel António Assunção