Universidade da Beira Interior

universidade_beira_interior
Universidade da Beira Interior
Convento de Santo António
6201-001 Covilhã
Tel: 275 319 700
Fax:275 319 056
geral@ubi.pt
www.ubi.pt

Situada na Covilhã, cidade tradicionalmente associada à indústria têxtil, a Universidade da Beira Interior teve a sua origem no Instituto Politécnico da Covilhã, criado em 1973, o qual se transformou em Instituto Universitário da Beira Interior em 1979, e em Universidade em 1986.

A Universidade da Beira Interior é reconhecida pelo ensino e investigação, nas diversas áreas do saber. Cinco faculdades – Ciências, Engenharia,Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e Ciências da Saúde – funcionam em construções de elevado valor histórico, cultural e arquitetónico, em quatro polos distribuídos pela cidade. Antigas fábricas foram reconvertidas em modernas instalações destinadas ao ensino e à investigação. Esta filosofia da Instituição, que assinala o respeito pelo passado, contribuiu significativamente para a reabilitação do património edificado da cidade e da região, levando à criação de estruturas como o Museu de Lanifícios, instalado na pombalina Real Fábrica dos Panos e à recuperação de um antigo convento Franciscano do século XVI para acolher a Reitoria.

Apostando sempre na qualidade, a UBI tem investido na criação de laboratórios bem equipados, na expansão das instalações, nas bibliotecas e outras estruturas, por forma a proporcionar as melhores condições de ensino e aprendizagem aos estudantes. A oferta de uma formação humana, cultural, científica e tecnológica encontra na UBI muito boas condições para quem procura mais do que um mero diploma. Com um corpo docente qualificado, o progressivo envolvimento de toda a comunidade académica em projetos de investigação, de âmbito nacional e internacional, tem assumido cada vez mais relevância na visibilidade da academia.

A internacionalização da instituição é outra das grandes prioridades da Universidade da Beira Interior. A captação de alunos dos países lusófonos é já uma realidade, para a qual muito têm contribuído os vários convénios com instituições de ensino e investigação destes países.

No entanto, pretende-se alargar ainda mais esta dinâmica, de forma a abranger mais países e culturas. O estatuto do estudante internacional, aprovado pelo Governo em 2014, é uma importante ferramenta para a internacionalização do ensino superior português e a UBI abraçou desde a primeira hora o projeto de atrair estudantes de todas as partes do mundo, tanto de graduação como de pós-graduação. A Universidade da Beira Interior é uma universidade sólida, com uma visão de futuro. Tem um compromisso com a região em que se insere, na Beira Interior, entre o Tejo e o Douro. É um compromisso de desenvolvimento, de mais e melhor investimento, de criação de mais emprego, de maior qualificação da população, de atração de jovens de outros países e de dar mais mundo à região e ao país.

ReitorBeira
Reitor Professor Doutor António Fidalgo

UNIVERSIDADE EM NÚMEROS

 

Nº Unidades Orgânicas 6
Nº Total de Estudantes 6553
Nº Estudantes Licenciatura * 5197
Nº Estudantes Mestrado 1030
NºEst. Doutoramento 326
Nº Docentes 688
Nº Investigadores 28

 

Nº Unidades de Investigação

18