Universidade Aberta

universidade_aberta
Universidade Aberta
Palácio Ceia – Rua da Escola Politécnica, 141-147
1269-001 Lisboa – Portugal
Tel: 213 916 300
reitoria@uab.pt
www.uab.pt

A universidade pública portuguesa de ensino a distância e elearning

Criada pelo Decreto-Lei n.º 444/88 de 2 dezembro, a história da Universidade Aberta (UAb) confunde-se com a própria história do ensino a distância em Portugal. Ao longo destes anos, a UAb acompanhou de perto a evolução da ciência e da tecnologia, mas também das metodologias de ensino/aprendizagem, transformando-se numa autêntica universidade de elearning.

Fazendo jus à sua missão e ao seu projeto, a UAb orgulha-se do papel decisivo que desempenhou tanto na promoção da qualificação da população adulta portuguesa, como na internacionalização do ensino universitário no espaço de expressão lusófona.

A UAb já formou mais de 32 mil estudantes e tornou-se numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®. Em 2010, o modelo foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes.

Em 2011, no âmbito do esquema europeu de Níveis de Excelência, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1.º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E). Em 2016, o comprometimento da UAb com a qualidade foi reconhecido, pela EFQM, que distinguiu a Universidade com 4 Estrelas no 2.º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E). Em 2017, recebeu a certificação da Norma 27001 pela Associação Portuguesa de Certificação tendo sido reconhecido a segurança da sua plataforma de elearning.

Atualmente está empenhada na investigação orientada para o desenvolvimento de processos pedagógicos sintonizados com o uso extensivo dos instrumentos tecnológicos, plataformas de gestão de aprendizagem, bem como a integração progressiva de ambientes pessoais de aprendizagem do mobile learning.

A nível internacional, a UAb marca a sua presença numa dezena de redes internacionais, tendo estabelecido um conjunto de parcerias e consórcios com universidades europeias e outras fora do espaço da União Europeia para o desenvolvimento de iniciativas recíprocas e/ou projetos, bem como parcerias e ações de cooperação no espaço dos países e das comunidades falantes de português.

Dados e factos Fundamentais
Reitor UAB sq

Mensagem do Reitor

A Universidade Aberta enfrenta um novo ciclo de afirmação perante os desafios da inovação na educação e no desenvolvimento do conhecimento para a sociedade digital: o de ser uma universidade virtual, cujo projeto se afirma nas redes digitais do ensino e aprendizagem, na experiência e na criação do conhecimento ao longo da vida. A UAb pretende ser uma universidade pública de Ensino a Distância e elearning que encontra nos princípios da coesão, da criatividade e da qualidade a orientação permanente para as ações a implementar nas áreas fundamentais da sua atividade: formação, investigação, cooperação e desenvolvimento.

Professor Doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias