facebook small youtube small rss small
PortuguêsEnglish
CRUP
 
UTAD abre laboratório de apoio a apicultores
Metro Portugal   
24 Maio 2012
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, vai abrir um laboratório para apoiar os apicultores, possibilitando o diagnóstico de patologias que afetam as colónias das abelhas e a análise de produtos apícolas. O professor Paulo Russo Almeida disse ontem à agência Lusa que o laboratório deverá estar a funcionar dentro de um mês e que o serviço será pago.

A apicultura tem vindo a ser afetada por doenças como a varroa (parasita das abelhas adultas e das larvas), as loques (principalmente a americana), a nosemose e a acarapisose.

É devido a esta incidência de doenças e pragas um pouco por todo o País que o investigador justifica a criação deste laboratório.

O responsável universitário referiu ainda que o laboratório tem condições para poder disponibilizar metodologias mais avançadas que as utilizadas nas normais análises de rotina.

 
Partilhar:  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn Partilhar no Google+ Partilhar por e-mail