|
Aos 25 anos de existência, o programa europeu de intercâmbio Erasmus bateu mais um recorde: em 2010/2011, mais de 231 mil alunos receberam bolsas para estudar no estrangeiro, ou seja, um aumento de 8,5% face ao ano anterior.
Portugal está longe de ser o país que mais estrangeiros atrai — Espanha é o campeão da procura e também o país que mais alunos 'exporta' — mas acaba por receber um número considerável de estudantes. No ano passado, cerca de 8500 jovens, sobretudo espanhóis, polacos e italianos, estudaram em instituições portuguesas. A Universidade Técnica de Lisboa foi a que acolheu mais alunos (733), seguida das universidades do Porto (688), Coimbra (686), Nova de Lisboa (626) e Clássica (520). Todas figuram no top 100 das que recebem mais Erasmus.
No que respeita a saídas, os números da Comissão Europeia indicam que, em 2010/2011, seis mil portugueses estudaram no estrangeiro ao abrigo deste programa. Apesar da subida de participantes (mais 11%), os números atuais indicam, no entanto, um aumento de desistências da participação no Erasmus.
Ainda assim, a Comissão Europeia estima novo recorde para 2012/2013, atingindo um total de três milhões de estudantes com esta experiência, desde 1987. |