|
O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem uma forte vertente profissionalizante e especializada. Nele, os alunos podem encontrar a sua área de preferência entre quatro escolhas - Jornalismo, Marketing e Publicidade, Relações Públicas, ou Tecnologias da Comunicação - e mergulhar num ambiente meticulosamente dedicado para preparar profissionais da nova era da comunicação.
Desde o primeiro momento, os alunos perceberem que o seu curso tem um objetivo central: torná-los bons comunicadores. As diferentes especializações têm uma evidente marca prática, com o objetivo de garantir uma elevada qualificação técnica e científica, de forma a satisfazer as necessidades cada vez mais específicas do mercado de trabalho nestas áreas de conhecimento.
Cumprindo o espírito da UFP - nova et nove (ensinar o novo de forma nova) - este curso introduz e adapta o modelo anglo-saxónico de 'major' e 'minor' através do qual o mestrando pode obter a sua especialização principal e simultaneamente adquirir competências num dos outros ramos propostos.
Diplomados em Comunicação da UFP nas redações de prestigiados órgãos de comunicação social
Nas redações de prestigiados meios de comunicação, bem como em agências de Relações Públicas, Publicidade ou de Marketing, antigos alunos de Comunicação da UFP dão diariamente contas da sua altamente qualificada preparação académica. E este sucesso pedagógico pode ser encontrado em dois fatores. Por um lado, uma criteriosa escolha do corpo docente dos cursos de Ciências da Comunicação: em todos os quatro ramos propostos, a UFP possui orientadores de reconhecida competência científica e metodológica. Por outro lado, um modelo de ensino diversificado em que o processo de aprendizagem não termina nos muros da Universidade. Os mestrandos dispõem ainda de uma eficaz e elaborada plataforma de e-learning, criando um ambiente de constante partilha de conhecimentos e de informações entre alunos e alunos e professores. Disso é também exemplo a página 'Mestrado em Ciências da Comunicação da UTP', no Facebook.
Toda esta inovação convive com as tradicionais sessões letivas e com a imersão dos alunos em ambientes reais de práticas profissionais, seja nos laboratórios de Rádio, TV e Multimédia (com as mais modernas tecnologias), numa sofisticada Agência de Comunicação, ou na integração dos mestrandos em empresas e instituições na área da comunicação, potenciada através das diversas parcerias e protocolos celebrados com a UFP. |